Hoje sabemos que todos os segmentos dentro do mercado sofrem concorrência, nosso mercado de cilindros hidráulicos não foge à regra.
Crises são cíclicas, tudo envolve as condições de temperatura e pressão no mundo, mais uma pitada de especulação e pronto, temos um novo cenário.
Por esse motivo, queremos deixar aqui abaixo algumas histórias de empresas que aproveitaram as crises, os momentos de dúvida, as incertezas e criaram oportunidades.
Segue abaixo:
Em 2001, a gigante Xerox atravessava a maior crise de sua história.
“As dívidas ultrapassavam US$ 17 bilhões. As ações tinham perdido 90% do valor. Muitos analistas apostavam na falência da companhia. Foi quando a executiva Anne Mulcahy assumiu a direção da empresa e realizou o que foi apontado pela revista Money como a maior reviravolta corporativa do século XXI. Atualmente, a Xerox Corporation reassumiu seu lugar de direito como líder global de soluções de gestão de documentos.
Indagada a respeito de onde tinha retirado energias para enfrentar um desafio tão grande, Anne respondeu: “Minha experiência na Xerox me ensinou que a crise é um motivador muito poderoso. Ela nos força a fazer escolhas que provavelmente não faríamos em outras circunstâncias. Aguça nosso foco, nossa competitividade, nosso desejo incessante de chegar ao topo da nossa categoria.”
No início do século XX, os produtores de açúcar de São Paulo entraram numa guerra de preços quase suicida.
Prevendo o fim trágico, um dos refinadores resolveu procurar os concorrentes e propor uma trégua. Do encontro entre eles, surgiu uma ideia ainda melhor: unir os pequenos fabricantes e criar uma empresa maior, mais sólida e forte, capaz de competir em outros mercados e representar o setor perante o governo.
Não por acaso, a nova companhia recebeu o nome de... União.
“O comandante Rolim convidou 100 funcionários para o vôo inaugural da TAM com destino a Miami. Porém, durante a viagem, deu tudo errado. O vôo atrasou quatro horas, os assentos estavam trocados, o serviço de bordo foi lento e falho. Nem precisa dizer que os passageiros ficaram irritados.
Porém, no final da viagem, Rolim revelou que tudo fora feito de propósito, para a equipe sentir na pele por que deveriam tratar bem o cliente, com simpatia, bom serviço e sem atrasos.
No final, o comandante perguntou:
“Respondam com sinceridade: se vocês fossem passageiros de verdade, vocês voltariam a esta companhia?”
“Todas as grandes empresas foram um dia pequenas e sem recursos.
Por exemplo: o Bradesco, um dos maiores bancos privados brasileiros, é hoje uma sólida instituição que emprega mais de 80 mil pessoas, avaliada em R$ 100 bilhões.
Mas houve um tempo em que foi um negócio insignificante e sem crédito. Nos anos 1940, o próprio fundador, Amador Aguiar, se divertia com isso.
Para quem perguntava qual o significado do nome Bradesco, ele respondia: “Banco Brasileiro dos Dez Contos, se há” e soltava uma gargalhada.
Fonte: Livro Oportunidades disfarçadas.
Temos esse potencial.
Podemos gerar melhorias, novos produtos, serviços, mas o que não podemos é desistir.
Um forte abraço da família Tutto.